domingo, 2 de novembro de 2008

F.C.Porto

Este post vai falar essencialmente do Porto e dos problemas, pelo menos aparentes, que ele atravessa.
Poderão muitos dizer que a culpa dos maus resultados é da sorte, outros dirão "do Jesualdo que cheira mal da boca", e outros podem simplesmente dizer que são culpas da crise, ou mesmo da renovação que o porto atravessa.
Para mim é de muitos factores.
É certo que o porto tem sido a equipa mais estável do futebol português, culpa indirecta do público exigente que Mourinho criou (não me venham com coisas, são mais exigentes sim, exigem mais espectáculo que o resto dos "públicos"), culpa da estrutura +/- boa que lá vai tendo (mas que este ano não faz milagres) e assim lá vai conquistando sem brilhantismo por aí além, chegando para as encomendas cá, com regularidade, com uma máquina bem oleada doutros anos a não precisar de grandes mexidas, porque quando o Jesualdo metia as ganfias ali, a coisa dava po torto como deu com o Sporting a época passada, entre outros jogos.
Ora esta época o Jesualdo tem tido que mexer mais, bem mais, e os resultados estão aí à vista, excepção feita ao jogo com o Sporting, mas não chega para uma equipa de topo, perder 4-1 com o Arsenal, mesmo que fora é vergonhoso ainda por cima da forma que o porto jogou, perder 0-1 com o Kiev também não é nada digno, menos ainda será um 2-3 com o Leixões, e agora 1-0 com a Naval, 3º derrota consecutiva, inaceitável para uma equipa de topo, sem tirar o mérito às outras equipas, porque principalmente o Leixões, tem jogado muito bem esta época (aquele Braga tem um "péses" que jogam muito).
Em relação ao Jesualdo acho que está mais que provado que ele se mexe na equipa a coisa dá mal, o problema é que ele não é um treinador para uma equipa como o Porto quer ser, não faz jus aos predicados ganhos pelo Porto no inicio desta década, ele trabalhou bem enquanto teve aquela máquina, aqueles jogadores, onde não tinha muito para fazer, à primeira situação de suposta crise, falhou.
Por isto e não só se nota que o Jesualdo não é treinador para os grandes, pelo menos na conjuntura actual, não é um treinador que lide bem com renovações, "crises" e remodelações, dêem-lhe uma máquina ele aguenta-a, coloca-lhe às vezes óleo e tá a andar. Mais do que isso...não peçam.

Em relação à equipa, saídas e entradas esta época, tá visto que actualmente Benitez, Sapunaru, são apostas falhadas, nas entradas desta época, e que naquele plantel não se percebe como co-habitam jogadores como Lucho, Lisandro, com jogadores como Lino(!), Benitez, Sapunaru, Mariano, não ponho aqui o Hulk porque acho que foi dos melhores reforços do porto, tem é que ser trabalhado, porque qualidade ali há, nos outros não, pelo menos não se nota tanto.
Nota-se ainda, que o Porto perdeu muito com a saída de Bosingwa e Quaresma, ficou muito desequilibrada a equipa, um avião sem asa direita basicamente.
Não percebo o porquê do Fucile, Helton e Pedro Emanuel não jogarem, sinceramente, condições físicas justificam o Fucile (talvez), do Helton não percebo, e do Pedro Emanuel também, está visto que o Nuno não corresponde, e que o Benitez também não nem o Sapunaru, nem o Rolando de certa forma, acho que fazia mais falta uma voz de capitão como a de Pedro Emanuel dentro de campo, voz que Lucho não tem tido nem o Bruno Alves.

Assim, continuando com o Jesualdo ou não o Porto tem, se quer "salvar" a época (não que esteja perdida, mas se isto continuar...) a equipa tem que se reforçar principalmente nas alas na reabertura do mercado. Se o Jesualdo sair em breve, e agora um bocado na onda do boato, quase aposto no Jorge Jesus para o suceder.

No entanto isto pode ser apenas uma fase, e a equipa voltar aos bons momentos em breve, e os jogadores passarem a estrelas, blablabla, eu não acredito e acho que este insucesso recente não pode ser só culpa do azar das bolas no poste...a ver vamos.


Soon, vem um post, não meu, mas de um jornalista sobre a administração do Porto.

Sem comentários: