sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Europa

Grande Terça-feira, boa Quarta-feira, péssima quinta-feira...
Supostamente não havia duas sem três, mas a verdade é que há mesmo.
O Sporting iniciou em grande a jornada europeia, num jogo dividido, e com uma arbitragem que começou mal e algo atrapalhada no jogo, conseguiu vencer um Shakthar Donetsk que deu muito trabalho, até porque o Sporting por muito tempo preferiu defender atrás, perseguindo os supostos jogadores-chave da equipa(Brandão, Moreno, etc.) libertando uma segunda linha "de fogo" do Shakthar, onde apareceram por muitas vezes Rat e Srna, dois excelentes laterais(faziam muita falta ali ao FCP e não só).
Num jogo muito duro(o Postiga apanhou muito no corpo) e com um Hubschman que só acabou o jogo sendo substituído, foi o génio de Izmailov que abriu as portas da defesa do Shakthar, conjugado com a eficácia do recém-entrado Derlei, o Izmailov até tinha tido um jogo apagado para o que é habitual, mas às vezes é assim.
Na arbitragem, casos mais flagrantes, foi mesmo logo ao início um penalty evidente de mão na área e outro nem tanto evidente sobre o Postiga logo a seguir.
O Sporting consegue assim uma inédita classificação para os oitavos de final, no actual formato de Liga dos Campeões, e tem todas as condições para sonhar com a passagem aos quartos, consoante o adversário que apanhe.

O F.C.P. também conseguiu uma merecida vitória, porque bem lutou durante o jogo, mas admito quando vejo aquele golo do Milevsky contra a corrente do jogo, pensei que tinha acabado para o Porto esta Champions, mas a equipa conseguiu bem dar a volta ao jogo com muita luta sobre um Kiev que face às limitações técnicas dos jogadores foi tentando dar boa resposta na parte defensiva ao Porto(foi assim nas duas jornadas no Dragão e Kiev) fez-se justiça neste jogo, e o Porto depende de si próprio agora para seguir frente e angariar pontos para o ranking, onde cada vez mais estamos mal classificados!

Ainda na Champions, nota positiva para o Anorthosis com um grande empate frente ao poderoso Inter, mantendo acesas as esperanças e dependendo de si próprio para seguir em frente na competição. Apesar da derrota o Cluj continua a dar luta no meio dos grandes europeus.
Os favoritos continuam a manter-se na frente nos outros grupos, e a Roma deu 3 ao Chelsea do Scolari que tem vindo a descer o ritmo do início de época.


Já na Taça Uefa, o Benfica desilude, e perde com um Galatasaray que mesmo sem 8 titulares mostrou ter estudado o Benfica com empenho, algo que não aconteceu no Benfica para este jogo, e anulou algumas das vantagens que o Benfica poderia ter.
Para a derrota contribuiram também as permanentes falhas de passe do Benfica e tambem nas transições como o próprio Quique admitiu, é pena e é uma derrota pesada mas que traduz relativamente a verdade táctica do jogo.
O Braga jogou muito bem, e fez uma exibição muito boa(Renteria muito bem), no entanto mostrou algum deslumbramento no momento de remate final, e tive mesmo muita pena que tenha perdido nos últimos segundos face ao génio de Ronaldinho, é pena mas a equipa continua com as portas da passagem abertas, é necessária pelo menos mais uma vitória!
Não vi mais jogos da taça Uefa, peço desculpa.

Sem comentários: